Mergulho de cilindro

No mesmo dia que compramos o passeio para o Xel-Há naquele quiosque na praia, compramos também o mergulho de cilindro. Havíamos planejado fazer o mergulho de cilindro na ilha de Cozumel, onde tem o segundo maior recife de corais do mundo, mas nos explicaram que lá não é para principiantes, somente para quem já tem o brevê, pois tem uma profundidade de 40m! A notícia boa é que economizamos bastante do valor que havíamos projetado. Lá em Cozumel, o transporte de barco ida e volta mais o mergulho de cilindro ia nos custar USD 250,00. Aqui custou USD 80,00 o transporte, o mini-curso, o treinamento em piscina e dois mergulhos: um no museu subaquático e outro em um recife de corais, com duração de cerca de 40 minutos cada um. Os mergulhos seriam de no máximo 8 metros de profundidade.

O passeio começava as 11hs da manhã, quando deveria ter vindo uma van nos buscar no hotel, mas recebi uma ligação na recepção dizendo que haviam tido um probleminha técnico com a van e que poderíamos pegar um taxi que eles pagariam no destino.

Chegamos então na Marina Marazul e começamos nosso curso. O nome dVer Páginaa empresa é Cancun Scuba For You, e ela é certificada pela Padi (que é o órgão internacional de mergulho com cilindro). O nome do nosso instrutor era Nuldolfo, um cabeludo com cara de surfista e muito gente boa! Ele nos explicou para que servia cada parte do equipamento de mergulho e quais os sinais que utilizamos lá embaixo, tudo em espanhol mas bem fácil de entender.

Depois do mini-curso que durou cerca de 40 minutos, fomos para uma piscina para treinar algumas situações como quando entra água na máscara, quando perdemos o “respirador” que ele disse se chamar “Segundo estágio”, quando o instrutor nos pergunta quanto de ar ainda temos, e todos os sinais. Só então fomos para o mar.
Pegamos uma lancha e fomos para perto de Isla Mujeres, onde tem o Museu Subaquático. Este museu tem cerca de 470 estátuas que referenciam os trabalhadores locais, colocadas no fundo do mar para desviar um pouco os mergulhadores dos corais, que estavam sendo depredados. Eles estão aumentando aos poucos este número, e pretendem chegar a 10 mil estátuas na próxima década. Tinha até um fusca! A água é transparente, nem parece que estamos no fundo do mar. Tem muitas espécies de peixes. Encontramos até uma lagosta! A sensação é incrível! Tudo muito lindo! Deu um pouco de medo no começo, uma certa agonia, mas conforme fui vendo tudo aquilo e me acostumando com a sensação de “respirar” embaixo da água, fui me soltando e já estava nadando livremente vendo tudo. O instrutor sempre estava por perto e as vezes nos chamava para saber como estava o nosso ar e se estávamos bem.

O segundo mergulho foi no recife de corais. Ali tudo era muito colorido! Neste mergulho o instrutor viu que estávamos super bem então nos deixou descer sozinhos, sem ficar acompanhando e falando quando deveríamos fazer a equalização (soprar para sair o ar dos ouvidos). Lá embaixo sempre estávamos “em bando” junto ao instrutor, mas tínhamos a liberdade de olhar o que queríamos, filmar, tirar fotos. Havia um fotógrafo profissional que nos acompanhou e ao final do passeio nos vendeu por 45 dólares todas as fotos do grupo. Essa nós achamos que valia a pena comprar pois apesar de a gopro nos ter servido muito bem, a câmera dele era profissional e as fotos ficaram melhores sem dúvida. Ele nos passou no pendrive na hora.

Depois de voltarmos à superfície, pegamos a lancha e voltamos para a marina. Uma van nos levou de volta ao hotel, sem custo extra.

Sem dúvida alguma recomendo a todos que não tem pânico de mergulhar, ou claustrofobia. A sensação de estar lá embaixo vendo aquilo tudo é indescritível! Na empresa são todos muito atenciosos e achei o preço super bom por tudo que inclui.